Produtos para a pele: dicas para aplicação

Saber como aplicar eficazmente os produtos para a pele é tão importante quanto escolher os produtos corretos para o seu tipo de pele

De que adianta gastar todo tempo e dinheiro pesquisando o melhor óleo facial se você não está permitindo que ele faça o que deveria porque aplicou errado em sua pele? Você já se perguntou se aquele creme para os olhos caro está realmente fazendo alguma coisa? E sérum deve ser aplicado antes ou depois do hidratante? Vamos lá!




Imagem: Racool_studio


COMO APLICAR OS PRODUTOS PARA A PELE

Primeiramente, vejamos um exemplo de quantidade ideal a ser aplicada  para evitar problemas com os poros e desperdícios dos produtos.
Observe que não se precisa muito para cuidar de forma efetiva da sua pele.



Imagem: Vício de menina (Pinterest)


1º PASSO: LIMPAR
Se você é fã de uma limpeza dupla como eu, você vai querer usar um demaquilante ou água micelar primeiro para remover a maquiagem e quebrar a oleosidade, depois usar um sabonete ou espuma para remover qualquer resíduo. Procure um sabonete facial ou espuma que sejam adequados ao seu tipo de pele e, se você costuma utilizar demaquilantes, experimente os do tipo "cleansing oil" ou até mesmo um algodão embebido em óleo vegetal (óleo de coco, azeite, etc.) pode remover sua maquiagem.
Existem muitos tipos de produtos limpadores na indústria cosmética, desde os sólidos aos géis e cremes, e o que você escolher deve ser massageado suavemente na pele molhada para estimular os vasos linfáticos e preparar para aceitar a aplicação dos demais produtos. Evite usar água quente ou muito fria ao lavar o rosto - morna é o ideal.

2º PASSO: TONIFICAR
Para uma penetração ideal dos produtos para a pele, sempre tonifique-a depois de lavar o rosto. Borrifar ou usar algodão para aplicar um tônico é neutralizar os resíduos que não saíram na limpeza e reequilibrar o pH da sua pele. Pense na tonificação como uma extensão da etapa da limpeza.
 
PASSO SEMANAL: ESFOLIAR
O objetivo de qualquer esfoliação é remover suavemente as células mortas da pele sem desgastar a pele saudável. Existem dois tipos de esfoliantes, os químicos e os físicos. Com os esfoliantes químicos, não se esfrega o produto, apenas aplica-se na pele, onde vai permanecer por um tempo variado em cada caso. É uma esfoliação intensa, por isso exige cuidados antes, durante e após a aplicação. Se preferir utilizar esfoliantes químicos, consulte o dermatologista antes pois ele indicará o melhor para você. No mercado cosmético temos esfoliantes com ácido salicílico, retinóico e glicólico e o profissional é a melhor pessoa para te dizer qual o melhor para seu caso.  Pode ser usado em todos os tipos de pele, desde que bem indicado, levando em conta a real necessidade. Quanto aos esfoliantes físicos, não esfregue com muita força, isso só irá machucar sua pele e nada mais. O ideal é realizar movimentos suaves, massageando o rosto com cuidado - sua pele é preciosa, trate como merece. E para esfoliação do corpo, nenhum tratamento caro e complicado se compara à bucha vegetal! (Confira aqui o post sobre o melhor esfoliante natural do mundo)

3º PASSO: ÁREA DOS OLHOS
Hidrate a área dos olhos com um creme especialmente formulado para ela se for necessário, antes que os ingredientes ativos sejam aplicados no resto do rosto. Passe suavemente o creme para os olhos ao redor da borda orbital com o dedo anelar. 

4º PASSO: SÉRUM
Os séruns são veículos de textura leve, boa espalhabilidade e rápida absorção (como se fossem "hidratantes concentrados"). De manhã, é interessante para esta etapa incluir um produto que contenha vitamina C para ajudar na proteção contra danos externos. À noite, utilizam-se os séruns de tratamento (recomendo um sérum com ácido glicólico ou com peptídeos vegetais para estimular a produção do colágeno). Utilize pouco: poucas gotas já são mais que o suficiente para a ação na pele ser eficaz.

5º PASSO: HIDRATAR
Escolha um hidratante facial de acordo com seu tipo de pele. E não pare na ponta do queixo: hidrate pescoço, colo e o corpo também. Faça uma boa massagem na pele para estimular a circulação.

Aproveite esse momento para se conhecer melhor através do toque, conheça suas linhas, suas qualidades e imperfeições, sinta sua pele, sinta você mesmo. Isso é muito importante para seu bem-estar - se conhecer.

Atenção pele oleosa: um mito sobre o hidratante é que a pele oleosa não precisa dele - isso não é verdade! A pele oleosa só precisa de um hidratante mais leve que possa ajudar a controlar a produção de óleo. Os hidratantes de ácido hialurônico são especialmente populares por dar aquele brilho saudável e úmido às bochechas e lábios (sem ser o da oleosidade).

6º PASSO (PELA MANHÃ): PROTEGER
De manhã e à tarde, não importa para onde você esteja indo, nunca ignore o protetor solar. Certos FPS's são formulados como uma mistura de hidratante / protetor solar em uma única etapa, portanto, as etapas 5 e 6 podem ser combinadas pela manhã.
Mas o protetor solar deve ser o último item de cuidado da pele que você aplica antes de sair pela porta. Ele protege a pele contra o envelhecimento precoce, dos danos do sol e da radiação prejudicial proveniente dele e de certas lâmpadas. Aquele protetor "grudento" tem seus dias contados; atualmente o conhecimento e a tecnologia nos permite criar produtos menos desconfortáveis e com mais benefícios. Já temos, por exemplo, protetores que ajudam a tornar a maquiagem suave e mais uniforme, e alguns dos filtros solares no mercado funcionam como protetor solar, hidratante e primer para maquiagem, tudo isso na praticidade de um único frasco.

6º PASSO (NA NOITE): TRATAR
Enquanto dormimos, nossa pele usa o tempo para se reparar e se recuperar. 
Nesta etapa da skincare entram os séruns para tratamento e/ou óleos vegetais de acordo com a necessidade da pele, secante de espinhas, máscaras, clareadores, etc. Utilize conforme descrito na embalagem.


Dicas: 
💧 Comece a usar óleos vegetais (coco, azeite, girassol, jojoba) na rotina; antes de dormir experimente aquecer umas gotas friccionando nas palmas das mãos por alguns segundos e, em seguida, massagear suavemente toda a pele.

👄 Sempre comece sua rotina de cuidados com a pele depois de escovar os dentes para evitar que qualquer bactéria se espalhe ao redor da área do queixo e cause irritações.

👶 Cada produto aplicado deve estar completamente absorvido pela pele antes de aplicar o próximo produto. 

☺Experimente misturar um pouquinho de amido de milho ao hidratante no momento da aplicação para deixar a pele com um aspecto aveludado (mas só um pouquinho mesmo, para não deixar a pele branca!).

👽 Máscaras de argila promovem uma leve esfoliação, experimente massagear o rosto com elas quando utilizá-las para comprovar o efeito. Nesse link aqui eu explico melhor sobre argilas e seus usos.

💆 Para uniformizar o tom da pele, evite tutoriais de internet e converse com seu dermatologista sobre a aplicação de retinol após o hidratante para ajudar a prevenir descamação indesejada e vermelhidão.




Imagem: Natural Glow BR / Jéssica Regina


Comentários