Esfoliação da pele com argila: tipos, benefícios e como fazer

A ciência descobriu que as propriedades das argilas podem variar conforme sua composição, podendo ser ativadoras da circulação, absorventes, antioxidantes, calmantes, analgésicas, cicatrizantes, descongestionantes, purificadoras, refrescantes, regeneradoras e bactericidas. Estas propriedades fazem com que a argila tenha efeitos em tratamentos estéticos, onde podemos citar o retardo do envelhecimento, o alívio da tensão cutânea e muscular, a melhora da má circulação, entre outras propriedades. O melhor de tudo é que também podemos encontrar facilmente na natureza ou no mercado de produtos naturais por um preço bem baixo.

Atualmente, existem diversas aplicações industriais para as argilas, entre elas a ornamentação, a cerâmica, na composição do cimento, em abrasivos, isolantes elétricos, defensivos agrícolas, lubrificantes, no setor cosmético, em sabões, velas e muito mais. Nesse artigo vamos focar no uso cosmético das argilas - vem saber mais!


Imagem: Freepik


Ainda hoje há quem pense que tratamento estético com argilas é uma novidade, mas registros históricos nos provam totalmente o contrário: mesmo os Egípcios já usavam argilas para a cosmética há cerca de 3000 A.C., ou seja, é uma técnica tão antiga quanto à própria história da humanidade.

Antes de partir ao ponto principal, vamos falar sobre a queratina. Queratina (ou ceratina) é uma proteína muito importante que está presente naturalmente no nosso corpo e é responsável por formar diversas estruturas como pele, unha e cabelos. Mas qual a relação dessa proteína com a argila? Em nossa pele, temos o que chamamos de camada córnea (confira nesse post como a estrutura da pele funciona) e nessa camada temos células diferenciadas chamadas de queratinócitos ou ceratinócitos, que têm como função sintetizar essa queratina em nosso organismo. As pesquisas ao redor do mundo realizadas com argila concluem que os íons dos elementos minerais liberados pelas argilas hidratadas, quando em contato com a pele, tem sua entrada facilitada, pois são absorvidos pelos queratinócitos, fortalecendo-os e consequentemente dando resultados satisfatórios quando usamos em tratamentos estéticos tanto faciais, corporais quanto em tratamentos capilares.

As partículas microscópicas da argila possuem elevado poder de absorção de toxinas e calor. Elas apresentam propriedades cosmetológicas, devido às trocas iônicas que ocorrem entre os elétrons livres desses elementos e a pele. Quando a argila é aplicada, estabelece-se um sistema de troca entre seus elementos e a pele, como o ferro, silício, manganês, alumínio, entre outros indispensáveis para manutenção do organismo. A presença destes minerais na argila provoca efeitos, dentre eles: 

  • a estimulação a microcirculação cutânea; 
  • regulagem da queratinização da pele promovendo descamação (esfoliação suave) e consequentemente renovação celular;
  • desinfiltração dos espaços intercelulares;
  • regulagem da secreção sebácea da pele, melhorando os quadros de acne;
  • revitaliza, nutre e hidrata, elimina os radicais livres e com isso, retarda o envelhecimento e auxilia na suavização de marcas de expressão;
  • ativa a circulação sanguínea e linfática;
  • promove melhora na elasticidade e firmeza, proporcionando uma revitalização à pele;
  • suaviza manchas de depilação em axilas e virilha; Ação revitalizante, analgésica, cicatrizante, desodorizante, tonificadora e catalisadora;
  • auxilia nos processos de emagrecimento, tratamento de FEG e Gordura Localizada;
  • possui efeito tensor, devido a sua formulação que é rica em Oligoelementos que participam da formação das fibras elásticas da pele.


Imagem: Freepik


De norte a sul do Brasil, temos fontes inesgotáveis de argila de todos os tipos e das mais variadas cores. As propriedades e as cores das argilas variam conforme sua composição. Em geral as argilas derivam de rochas base do tipo cristalina e eruptiva como os feldspatos, granitos e basaltos que passam durante um longo e lento período de decomposição geológica, causada por ventos, chuvas, variações de temperaturas e erosão, sendo composta basicamente por silicato de alumínio e diversos minerais, os quais, determinam a suas propriedades, cor e tipo. Portanto, o elemento principal que compõe a argila, é que determina sua cor. Como exemplo, a argila laranja e avermelhada é rica em ferro, já a cor branco-amarelada é resultante do alumínio e do magnésio. Nas regiões litorâneas, a argila é rica em iodo e apresenta várias cores, como marrom, preta, roxa, verde e azulada.


OK, MAS QUAL DELAS DEVO USAR?

A curto e grosso modo, qualquer uma! Vemos inúmeras postagens em sites na internet sobre "beneficios de tal argila", "argila tal é melhor que tal", mas a verdade é que absolutamente qualquer uma que você escolher vai te trazer todos os benefícios que foram citados. Particularmente gosto mais das argilas verde e branca, acredito elas funcionam melhor na minha pele (mista) e deixam ela mais viçosa. Também são as mais populares e mais fáceis de encontrar. Tente descobrir a que sua pele gosta mais, teste todas as cores de argila que você encontrar! Como trata-se de um produto barato no mercado (exceto argilas formadas em condições e elementos raros como a argila preta), temos facilidade em comprar variações.

👉Antes de comprar qualquer esfoliante facial produzido em fábrica cosmética, considere ir em uma loja de produtos naturais para adquirir argila. Qualquer argila.👈

A maciez que qualquer tipo de argila promove é realmente incrível, as propriedades que elas possuem são capazes até mesmo de inspirar e desafiar as fórmulas dos mais complexos cosméticos de esfoliação e nutrição de pele já criados.


COMO FAZER PARA APROVEITAR AO MÁXIMO OS BENEFÍCIOS DA ARGILA?

Através do conhecimento que você adquiriu até aqui nessa postagem, você pôde notar que os íons dos elementos minerais das argilas são liberados e mais facilmente absorvidos pelas células da pele no meio aquoso, ou seja, em água.

Sim, simplesmente faça uma pasta misturando a argila escolhida com água filtrada ou destilada em um vasilhame de vidro ou de cerâmica, preferencialmente. Se preferir, faça a mistura com soro fisiológico ou algum hidrolato ao invés da água. NÃO utilize vasilhames de metal, pois podem interferir no processo.

Utilize a argila pura, sem aditivos. A argila por si só já tem uma grande carga de nurtrientes, então NÃO é necessário misturar com outros pós, líquidos, cremes ou óleos.

Vá aplicando a pasta de argila por toda a pele, exceto em regiões como olhos e boca. Você pode fazer o tratamento facial ou também estender pelo corpo todo. Aguarde uns 20-30 min e remova apenas com água, pressionando levemente para ajudar a esfoliar a pele. Finalize com um hidratante leve. 

Para esfoliação do couro cabeludo, tome alguns cuidados: como a argila remove a oleosidade, os cabelos podem ficar ressecados. Aplique a pasta de argila apenas no couro cabeludo, que deve estar úmido. Não esfregue nos fios pois pode danificá-los. Enxague normalmente e aplique um condicionador. Usando corretamente essa máscara, você estará livre de caspa e seborreia por um tempo. Como as argilas são consideradas anti-resíduos, elas proporcionam uma limpeza profunda no couro cabeludo. 

Cabelos quimicamente tratados com alisamento ou relaxamento devem receber argila somente após 2 meses após o procedimento, pois se usada muito recentemente, pode remover as substâncias usadas e cancelar o processo.

Os produtos que contêm argila na fórmula podem ser usados diariamente, porém na forma pura usar a cada 15 dias já é suficiente. Caso ache necessário, utilize uma vez por semana. Dê preferência a fazer tratamentos com ela à noite.

Comentários