Explicando o que é a pele

O nosso corpo todo é revestido por um órgão que nos protege contra todos os fatores externos. O funcionamento de determinadas células em camadas unidas, formam nosso manto protetor: a pele.

Mas, mesmo sendo um órgão protetor, ela é permeável e absorve as substâncias, como podemos notar utilizando medicamentos e os cosméticos ao decorrer da vida. Assim, devemos ter cuidado e prestar atenção com o que usamos nela, do mesmo modo que prestamos atenção e temos cuidado com o que vamos nos alimentar. Lembre-se sempre que uma pele bonita é sinônimo de um corpo saudável.

A pele humana é formada por três camadas básicas: epiderme, derme e hipoderme. Todas são muito importantes para o corpo, cada uma com características e funções diferentes.

Imagem: Dra. Roberta Paccola


Epiderme

É a primeira camada, a mais externa da pele, onde utilizamos os produtos cosméticos, e é a parte em que podemos ver a olho nu. A principal função dela é proteger o corpo contra danos externos, dificultar a saída de água do organismo e também a entrada de substâncias e de micróbios.

É na epiderme que estão os melanócitos, as células que produzem a melanina, responsável pelo pigmento que dá cor à pele. A tonalidade da pele está relacionada a diversos fatores, basicamente divididos em constitutivos (genéticos) e facultativos (quando a cor da pele da pessoa é alterada devido a exposição solar, hormônios e envelhecimento). Esses dois componentes constituem a cor da pele: a cor constitutiva da pele onde a melanina básica é herdada geneticamente, sem interferência da radiação solar, e a cor facultativa da pele, que pode ser induzida e, em alguns casos até mesmo reversível. 

Da epiderme também se origina os anexos da pele como unhas, pelos, poros.

Derme

É a camada intermediária da pele, abaixo da epiderme. Nela estão as fibras de colágeno, elastina e gel coloidal, que dão vigor (a famosa "cara de saúde"), elasticidade e equilíbrio à pele como um todo. .Na derme temos uma grande quantidade de vasos sanguíneos e terminações nervosas. Essas terminações nervosas recebem os estímulos do meio ambiente como frio, calor, pressão, vibração, dor, cócegas, prazer, e os transmitem ao cérebro através dos nervos, que traduz essas sensações. 

É na derme que estão localizadas as terminações dos pelos, dos nervos sensitivos, as glândulas sudoríparas, responsáveis pelo suor e as glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo (note que a definição do tipo da pele de uma pessoa é feita observando-se a atividade dessas glândulas).

Também é nela que se encontram o músculos responsáveis pela sensação de arrepio 💘

Hipoderme

Também chamada de tecido subcutâneo, é a terceira e última camada da pele, formada basicamente por células de gordura. Sendo assim, a espessura dessa camada é bastante variável para cada pessoa. Ela mantém a temperatura corporal, apoia e une a epiderme e a derme ao resto do seu corpo. Além disso, a hipoderme é que acumula energia para o desempenho das demais funções biológicas.


COMO OS COSMÉTICOS AGEM NAS CAMADAS DA PELE?

Para se desenvolver cosméticos em skincare, os laboratórios investem em pesquisas que se aprofundam no conhecimento das camadas dermatológicas. Deve-se pensar, por exemplo, no cuidado em relação à formulação cosmética para as crianças e idosos, pois a pele deles é mais fina, tem maior capacidade de absorção. Pensar em formulações diferentes para tipos de pele diferentes. Em como um gel e seu princípio ativo poderiam resolver um defeito de pigmentação.


Imagem: valuavitaly


Assim, temos produtos cosméticos que atendem apenas a camada mais superficial da pele, promovendo efeitos imediatos, como exemplo, a grande parte dos hidratantes existentes no mercado.

Atingindo camadas mais profundas como a derme através de ativos farmacológicos, temos a categoria dos dermocosméticos, onde encontramos produtos que combinam funções com ações, como exemplo, um gel de limpeza antioxidante, um sabonete detox, um creme rejuvenescedor e iluminador. Os dermocosméticos passam por diversos testes e pesquisas científicas. A tecnologia atual já permite nanopartículas que conseguem penetrar com maior eficácia nas camadas mais profundas da derme, tornando os tratamentos cada vez mais eficientes e seguros.

Uma rotina de cuidados deve contar com cuidados diários básicos aliados a cosméticos e dermocosméticos específicos para o seu tipo de derme. 

Comentários