O que você precisa saber sobre skincare

Para minha primeira postagem, escolhi um tema no qual muita gente tem dúvidas, erram ou não possuem o conhecimento suficiente para alcançar a tão sonhada pele saudável e bonita. Pude observar que existem muitos sites e blogs por aí que deixam a impressão que o processo de skincare é uma coisa de outro mundo, onde precisamos de muitos produtos (muitas vezes caros, com ingredientes nocivos) e formulações complexas para notar alguma melhora na aparência, quando na verdade são hábitos e truques simples que fazem com que a pele se transforme totalmente.

O primeiro passo para se alcançar a saúde ideal da pele é conhecê-la, identificar qual o tipo dela e adaptar seus produtos a esse tipo específico. O que pode funcionar bem para uma pessoa pode não ter os mesmos efeitos para outra que tem pele diferente que, portanto, tem necessidades diferentes.

As condições e necessidades da sua pele mudarão ao longo da sua vida, de acordo com o ambiente e das estações do ano, mas existem cinco etapas básicas diárias que podemos praticar pelo bem da nossa pele, seja qual tipo for. Nesse post, eu vou resumir a skincare em um guia prático para encontrar a rotina de cuidados com a pele perfeita para você, mas antes de tudo: 




Imagem: master1305


DETERMINE SEU TIPO DE PELE

Pele oleosa

Pegue um espelho e observe atentamente sua pele. Você vê poros bem dilatados e sofre com acne? Independentemente do clima, ao longo do dia você percebe um brilho anormal no rosto- não apenas na "zona T", mas também nas bochechas? Esses são problemas comuns para os tipos de pele oleosa, que podem surgir por causa de fatores como genética, níveis de hormônios desregulados, alimentação com muita gordura e excesso de sol.

Pele normal / mista

Este é o tipo de pele mais comum, e apresenta partes oleosas e partes secas ao mesmo tempo. A "zona T" (nariz, testa e queixo) é oleosa na maior parte do dia, enquanto as bochechas ficam mais secas. No espelho, você notará que as partes oleosas do rosto muitas vezes podem conter cravos pretos ou manchas, enquanto o perímetro do rosto é geralmente limpo.

Pele seca

Se no espelho você nota que sua pele tem os poros bem pequenos, está propensa a linhas finas, se sente ela enrijecer depois de uma limpeza, é bem provável que você tenha pele seca. Este tipo de pele não costuma reter muita água, então está mais propensa a descamações e vermelhidão. A pele seca também pode ser causada por fatores genéticos e hormonais ou por condições ambientais, como o tempo frio ou seco, o vento e a radiação UV. Banhos com a água muito quente também podem provocar ou contribuir para o ressecamento da pele.

Observe que "pele madura" e "pele sensível" são condições, você pode tê-las além dos tipos citados acima. Nesses casos, a pele apresenta problemas específicos e você deve prestar mais atenção aos seus produtos. É altamente recomendado acompanhamento de um dermatologista para todos, especialmente nesses casos. Lembrando que se houver qualquer dúvida no que diz respeito à sua pele, o profissional da dermatologia deve ser o primeiro com quem você deverá entrar em contato.

Identificado seu tipo de pele e suas condições, veja como escolher os produtos certos para sua rotina de skincare.


COMO FAZER SKINCARE

1ª ETAPA: LIMPAR

Pele oleosa

Dê preferência a produtos à base de gel, eles são a melhor opção para remover oleosidade e os resíduos dos poros. Não repita esta etapa várias vezes ao dia, se você sentir o incômodo da pele estar brilhando de oleosidade, experimente usar um lenço de papel, pressionando suavemente contra a pele, sem esfregar!

Pele mista / normal

Os limpadores de espuma são uma ótima solução para limpar diferentes áreas da pele. Os bons produtos de espuma são eficazes na limpeza da pele oleosa sem ressecar as outras partes do rosto.

Pele seca

Os cremes de limpeza e sabonetes cremosos faciais são a melhores escolhas para a pele seca, uma vez que não retiram a oleosidade natural da pele e não deixam a pele com uma sensação repuxada.


ETAPA: ESFOLIAR

Todos os tipos de pele

Para esfoliantes físicos / caseiros, faça 1x por semana. Esfoliantes químicos como alfa ou beta-hidroxiácidos são encontrados em muitos ingredientes e máscaras, mas para fazer uso deles é recomendado orientação profissional de um dermatologista. Tenha cuidado para não exagerar em um esfoliante químico, pois ele pode ressecar muito a pele e causar descamação e desidratação.

Evite esfoliantes mecânicos com caroços e sementes muito grandes, pois podem causar microferimentos na pele e prejudicar a barreira cutânea. O objetivo de qualquer esfoliante é remover suavemente as células mortas da pele sem desgastar a pele saudável. Se sua pele ficar vermelha e irritada depois de uma esfoliação, você provavelmente está usando o produto errado ou agindo com muita agressividade contra a pele.


2ª ETAPA: TONIFICAR

Todos os tipos de pele

Todos os tipos de pele podem (e devem) adicionar um tônico em sua rotina diária. Alguns produtos de limpeza são ácidos, o que está mais de acordo com o pH natural da pele, mas os sabonetes tendem a ser alcalinos na escala do pH. O resultado final pode ser um pH desequilibrado, prejudicial à pele. Um tônico borrifado no rosto ou aplicado com algodão após a limpeza pode reequilibrar de volta ao pH desejado (5,0-5,5), o que ajuda a combater bactérias e a prevenir o envelhecimento precoce devido as vitaminas presentes no produto, mantendo uma barreira cutânea saudável.


3ª ETAPA: HIDRATAR

Pele oleosa

Um equívoco muito comum é que a pele oleosa não precisa de hidratante. A pele oleosa precisa de um hidratante bem leve que não obstrua os poros. Fique longe do óleo mineral e escolha produtos com ácido hialurônico, sem óleo ou que contenham apenas óleo de semente de uva. 

Pele mista / normal

Durante o dia, um hidratante com filtro solar é uma boa escolha, enquanto à noite você pode optar por algo mais hidratante para as áreas mais secas, como produtos com óleo de jojoba ou de girassol. Também não há problema em aplicar dois hidratantes diferentes em diferentes partes do rosto se você não conseguir encontrar o hidratante certo para atender às necessidades dele.

Pele seca

Os séruns são ótimos no combate às linhas de expressão que frequentemente afetam a pele seca. À noite, escolha hidratantes mais pesados ​​que selam a hidratação. Hidratantes com ureia e ácido hialurônico também são muito bons para a pele seca, pois formam uma barreira protetora maravilhosa para reter água, especialmente em dias frios, onde a pele seca sofre mais. Recomendo também adicionar algumas gotas de qualquer óleo vegetal ao hidratante para aumentar o potencial de hidratação, especialmente à noite. 


4ª ETAPA: PROTEGER

Todos os tipos de pele

A pele também precisa de proteção solar. Geralmente, quanto mais alto o FPS (fator de proteção solar), mais pesada a formulação do protetor / filtro solar e mais provável que ele entupa os poros. Se você tem pele oleosa, escolha um protetor solar sem óleo. Existem diversas marcas disponíveis, inclusive com tecnologias que deixam a pele com aspecto mais leve e opaco. Os óculos de sol são uma ótima opção para proteger a delicada área sob os olhos, e para os lábios, hoje muitos protetores labiais também têm FPS.


Agora que você aprendeu o básico, seja paciente e consistente em seu regime de cuidados com a pele para ter melhores resultados. Não desista, uma pele bonita leva um certo tempo para se conseguir (e com certeza você vai).

Comentários