O tal do ácido hialurônico!

O ácido hialurônico é uma substância biopolímera produzida naturalmente pela nossa derme, responsável pela hidratação. Também é encontrada nos tecidos conjuntivos de mamíferos (tendões, pele, cordão umbilical), e pode ser sintetizado por microrganismos.

Uma das principais formas de se obter ácido hialurônico é por meio de processos biotecnológicos com microrganismos conhecidos como Streptococcus zooepidemicus. Eles produzem o ácido como uma resposta ao meio em que estão sendo cultivados. Mas para isso, são necessárias fontes de proteínas e aminoácidos (nitrogênio) e açúcares (carbono), e isso demanda certo custo de fabricação pra indústria cosmética.

Recentemente, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) publicou um estudo para se obter AH a partir da farinha de soja, e com isso seria aberta a possibilidade de redução dos custos de purificação dele. Os resultados demonstraram que a extração atendeu todas as especificações desejadas, sendo assim, a indústria cosmética espera otimizar cada vez mais a eficácia do ácido hialurônico aplicado em cremes e séruns para atenuação de rugas. Além disso, a fonte vegetal causa menos alergias em pessoas hipersensíveis do que a extraída dos animais, pois tem moléculas menores quando comparada ao composto de origem animal e isso faz com que o produto apresente menor probabilidade de rejeição da pele, sem contar na maior segurança em relação à possibilidade de contaminações.


MAS COMO O ÁCIDO HIALURÔNICO FUNCIONA NA PRÁTICA?


Imagem: Freepik License


Até agora, o queridinho dos ativos parece ser a promessa para a eterna juventude. O ácido hialurônico tem a função de preencher os espaços entre as células. À medida que envelhecemos, a produção desse ácido pela pele diminui, reduzindo a hidratação e elasticidade. Em um cosmético, por exemplo, ele possui a capacidade de hidratar a pele e atenuar rugas. Favorece o tratamento de feridas, auxilia no processo de cicatrização e contribui para evitar a morte celular. Uma das técnicas mais famosas com o uso do ácido hialurônico é a harmonização facial, que tem como objetivo dar volume e ressaltar o contorno do rosto.

Os produtos com AH têm uma consistência gelatinosa e alto grau de hidratação por causa da estrutura das moléculas do ácido. Essas moléculas possuem uma incrível capacidade de retenção de água. Assim, devido as suas excepcionais propriedades, produtos com ácido hialurônico desempenham um papel fundamental na estrutura e organização da derme e ajuda a garantir a hidratação, flexibilidade e a firmeza da pele.


Imagem: Freepik License


Utilize cremes hidratantes e séruns contendo ácido hialurônico para combater as rugas, suavizar as linhas de expressão provocadas pela idade e diminuir a flacidez da pele. (Veja nesse artigo dicas de rotina de beleza) Esses produtos são recomendados para a pele de pessoas com 40 anos ou mais, lembrando que são melhores na prevenção das rugas que na correção delas.

No caso de correção de cicatrizes de acne, preenchimento facial, administração de cápsulas e injetáveis de AH, devem ser indicados e aplicados por um dermatologista ou um profissional da cirurgia plástica. Após a aplicação do ácido injetável provavelmente surgirá dores e inchaços no local, que geralmente desaparecem ao final de uma semana, mas você pode diminuir o desconforto aplicando uma compressa gelada durante uns 10 minutos, várias vezes ao dia.

Tenha na sua alimentação alimentos ricos em vitamina C e aminoácidos, pois eles estimulam a produção natural do ácido pela pele: laranja, kiwi, brócolis, couve, pimenta...


ÁCIDO HIALURÔNICO E BOTOX SÃO A MESMA COISA?

Nãããão!

Embora a toxina botulínica (botox) também sirva para prevenir o envelhecimento através de aplicações, a substância é bem diferente do ácido hialurônico. O botox age paralisando a musculatura para evitar a contração da região, mais indicado para trabalhar a expressão superior da face, ou seja, é usado para correções nos músculos. Já o ácido hialurônico atua na hidratação e estimula o colágeno, repõe o volume em determinadas áreas da face e previne os sinais da idade das células.


Se você busca prevenir o envelhecimento, saiba que não existe milagre nem segredo, existe consistência: mantenha uma rotina de skincare aliada a outros tratamentos estéticos. A qualidade da pele é baseada em aliar tratamento estético profissional com cuidados básicos diários com a pele, além de uma boa alimentação, ingestão de água e noites bem dormidas. E quanto antes começar tudo isso, melhor!

Comentários