A tal da Vitamina E!

Os relatórios sobre as vitaminas são bem extensos, mas indicam que ainda temos muito mais a descobrir sobre elas, sobretudo seus benefícios aplicados em nosso favor. Dentre os muitos estudos e pesquisas que são realizadas para compreender o valor das vitaminas, a vitamina E (ou tocoferol) se destaca e intriga os pesquisadores até os dias de hoje.

Imagem: Healthline.com

O nosso metabolismo nada mais é que o conjunto de reações químicas que nossas células fazem para manter nosso corpo vivo. Durante o processo, é inevitável a produção de radicais livres, que são elétrons em uma situação de desequilíbrio energético e cinético. Para se manterem estáveis, eles precisam doar ou retirar um elétron de outra molécula. Assim, provocam uma outra cadeia de reações que são prejudiciais à camada lipídica das células, ou seja, a própria célula é o primeiro "alvo" dos radicais livres que, em excesso, causarão a morte da mesma.

Provavelmente nenhuma das manifestações do envelhecimento seja tão visível quanto aquelas que se referem à pele. A eficiência do sistema de proteção da nossa pele tende a cair com a idade, indicando que a alta produção de radicais livres e o declínio das defesas antioxidantes são os principais contribuidores do processo de envelhecimento. A vitamina E é uma substância que naturalmente consiste em oito diferentes moléculas (a única diferença entre elas, a grosso modo, é a posição dos carbonos na estrutura), e essas moléculas são importantes inibidoras da peroxidação lipídica, pois elas capturam os radicais livres e atrasam sua atuação. Portanto, a vitamina E atua na nossa pele e no nosso corpo principalmente como um antioxidante.

A partir de 1920, dentre as classes de vitaminas que foram conhecidas, a vitamina E foi descrita como a vitamina da fertilidade, segundo experimentos feitos em animais. Anos depois da descoberta, por volta da década de 30, as primeiras formulações de vitamina E foram obtidas em maior escala pela extração do óleo de gérmen de trigo.

Descobriu-se que esta vitamina é solúvel em gordura, mas somente o alfa-tocoferol é o único usado pelo corpo humano. O reconhecimento dele como um agente antioxidante e protetor das estruturas celulares contra os efeitos dos radicais livres, causou um grande interesse nesta vitamina. Estudos da Universidade de Harvard sugerem que ela também melhora a função imunológica e evita a formação de coágulos nas artérias do coração. Vitaminas antioxidantes, incluindo a vitamina E, chamaram a atenção do público na década de 80, quando cientistas e pesquisadores começaram a entender que os danos dos radicais livres estavam envolvidos em doenças como aterosclerose, casos de perda de visão e uma série de outras condições crônicas.





COMO USAR A VITAMINA E? EU DEVO INGERIR CÁPSULAS?

A vitamina E pode ser encontrada em maioria dos óleos vegetais, nozes, sementes, frutas e vegetais. Ex: Óleos como gérmen de trigo, girassol e soja, sementes de girassol, amêndoas, amendoim, beterraba, couve, espinafre, abóbora, pimentão vermelho, manga, abacate... Com essa variedade de alimentos e suplementos na natureza em que a vitamina E é fácil de se encontrar, a deficiência dessa vitamina em pessoas saudáveis é bem rara. Portanto, a melhor forma de se obter vitamina E é mantendo uma alimentação equilibrada.

Na cosmetologia, o tocoferol pode ser um ativo adicionado aos produtos dermocosméticos antioxidantes com objetivo de agir diretamente contra os radicais livres em excesso. É um ingrediente muito comum em cosméticos anti-idade e acessível em farmácias para receitas caseiras.

Não há evidências de efeitos colaterais (exceto em casos que a pessoa também faz uso de medicamentos para o sangue), nem de benefícios sobre ingestão de cápsulas de vitamina E. A maioria das pessoas já obtém mais do que o necessário dessa vitamina por dia. O uso de suplementos sem necessidade pode até mesmo surtir efeito contrário, tome muito cuidado. 

Aconselho não ingerir as cápsulas e sim furá-las e adicionar algumas gotas nos cosméticos que você vai usar, como loções, condicionadores, máscaras, etc. Apenas tome a cápsula se for por orientação médica!

Comentários